Implantação do SIGAA – Módulo Graduação. Quer saber mais? Clique aqui

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN), juntamente com a Divisão de Controle Acadêmico (DICON) e o Núcleo de Tecnologia da informação (NTInf) realizou, na última semana, reuniões com os(as) docentes da UFSJ. Nas reuniões, em que foram convidados todos(as) os(as) docentes, houve a apresentação da mudança do Sistema Acadêmico da UFSJ para os Cursos de Graduação, que acontecerá ainda no primeiro semestre de 2022. O CONTAC, atual sistema, juntamente com o Diário Eletrônico, sairão de operação e será implantado o Módulo Graduação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA.

O SIGAA é utilizado por mais de 30 Instituições de Ensino Superior e, em 2013, a UFSJ optou por aderir a rede de colaboração dos sistemas integrados de gestão da UFRN. Atualmente, já foi implantado na UFSJ o SIPAC e o SIGRH, por exemplo, que fazem parte da rede de cooperação para transferência de tecnologia dos sistemas SIG.

Nas apresentações, foram destacadas as seguintes vantagens na utilização do Módulo de Graduação do SIGAA:

  • Mais autonomia para as coordenações de curso / menos dependência em relação ao NTInf e DICON para alterações no sistema;
  • Maior integração dos dados acadêmicos e uso de apenas um sistema pelos envolvidos na Graduação da UFSJ;
  • Acesso ao sistema acadêmico em formato web, ou seja, não é necessário baixar um aplicativo no computador para utilização do mesmo;
  • Acesso a dados institucionais e relatórios dos cursos com mais facilidade;
  • Existência de um Portal discente, onde centralizará as demandas e acesso a documentos;
  • Possibilidade da criação de página de Unidades Acadêmicas e Coordenações;
  • Possibilidade de criação de página individual do(a) docente integrada à todas as demais atividades de produção acadêmica e cultural;
  • Planos de Ensino cadastrados no SIGAA e incorporados à página do curso em tempo real;
  • Consolidação automática do Diário, ou seja, o “fim das Atarfs”;
  • Possibilidade da criação de Turma Virtual com recursos como chat, enquetes, envio de tarefas e/ou arquivos, visualização do plano de ensino, relatórios de faltas e notas e possibilidade de copiar dados de uma unidade curricular criada;

A professora Elisa, Pró-Reitora de Ensino de Graduação, fala com entusiasmo da implantação do novo sistema: “Será importante para os cursos de Graduação da UFSJ a implantação do SIGAA. Será um período de desafios para a implantação mas estamos nos preparando da melhor forma possível: em 2021 fizemos mais de 20 reuniões de Congregação onde, entre outros assuntos, foram discutidas parte das mais de 100 resoluções revistas e que são relacionadas à Graduação da UFSJ. Através de um trabalho conjunto com NTInf e DICON e contando com o apoio e paciência de toda a comunidade acadêmica, conseguiremos implantar de forma eficaz e efetiva um sistema que trará melhoria nos trabalhos realizados por todos(as) os(as) envolvidos(as).”

Além de apresentar o sistema, a equipe esclareceu possíveis dúvidas que podem existir referente à implantação e utilização do SIGAA:

  • Por que a migração está sendo agora?

Não foi possível realizar a migração durante o período de férias porque é durante as férias dos cursos de Graduação que são realizados processos de Graduação como inscrição periódica, matrículas, processamento de Colação de Grau, dentre outros. Após o início do semestre e matrícula de todos(as) os(as) discentes, é possível fazer a migração gerando um impacto menor nas pessoas que utilizam o sistema.

  • Quais os sistemas saem de operação?

Saem de operação, após a migração, o CONTAC e o Diário de Graduação. Ambos ficarão disponíveis para consultas, caso necessário, mas todos os dados serão migrados para o SIGAA.

  • Por que não migrar cada campus separadamente?

A base de dados é a mesma, tornando complexa a própria migração dos dados. Além disso, não há pessoal técnico suficiente no NTInf para manter tantos sistemas em funcionamento ao mesmo tempo.

  • Estão sendo ofertados treinamentos? Serão gravados?

Conforme divulgado anteriormente, os treinamentos já estão sendo ofertados. Podem participar servidores efetivos através de inscrição via SIGRH e colaboradores terceirizados que devem encaminhar e-mail para a PROEN com solicitação de participação. Todos os materiais sobre a implantação do SIGAA na UFSJ estão disponíveis na Plataforma PROEN.

  • E em 2022/1, todo lançamento de aulas/faltas/notas será feito no SIGAA para graduação?

Assim que definida a data de migração, que acontecerá ainda no primeiro semestre de 2022, a mesma será amplamente divulgada nos canais de comunicação da UFSJ. Até o dia anterior à migração, toda informação lançada no sistema atual será migrada para o SIGAA

  • As informações postadas no Portal Didático serão importadas diretamente pelo SIGAA?

Não. O SIGAA contém um espaço com recursos como chat, enquetes, envio de tarefas e/ou arquivos. No entanto, o Portal Didático não será descontinuado.

  • E o intelecto?

A CPPD, em parceria com a PROGP, divulgará em breve informações sobre a utilização do sistema e as regras de transição.

A PROEN e NTInf ressaltam, ainda, que desafios como esse serão importantes para melhorias na Graduação da UFSJ e conta com toda a comunidade acadêmica para o Processo de Implantação. Em caso de problemas durante o processo, pedimos que entrem em contato com a PROEN, DICON e/ou NTInf através dos canais de atendimento.

Oportunamente, desejamos que o semestre 2022/1, que se inicia, seja de muito sucesso e que os desafios possam ser vencidos de forma conjunta!