Implantação do Módulo de Graduação do SIGAA na UFSJ

Conforme previsto no calendário de implantação, no dia 09 de maio foi iniciada a disponibilização para toda comunidade acadêmica do Módulo Graduação do SIGAA. As turmas virtuais relativas ao semestre 2022/1 foram importadas com prioridade do CONTAC e Diário Eletrônico, sistemas que saíram de operação. Ajustes nas estruturas curriculares e a importação das atividades (estágios, atividades complementares e TCCs) estão ainda em processo de revisão e importação. Por isso, os históricos ainda não estão disponíveis para consulta. Até fim deste semestre o sistema estará com mais funcionalidades disponíveis e com as informações organizadas.

A DICON/PROEN e o NTInf têm trabalhado de forma constante nos últimos meses para que seja viabilizada a implantação do Módulo Graduação do SIGAA. O NTInf tem papel primordial nesse processo e segundo Sara Fonseca e Daniela Teixeira, servidoras lotadas no NTInf, “O SIGAA traz uma evolução tecnológica muito grande em comparação ao CONTAC. O sistema ainda está sofrendo alguns ajustes das informações migradas, mas isso é uma demanda passageira. Em breve, estaremos colhendo os frutos de um sistema mais moderno e integralizado com as outras áreas da instituição. O SIG, em geral, não é um sistema tão novo para a UFSJ, pois já usamos o SIPAC e o SIGRH há um bom tempo, porém, nós entendemos que toda mudança gera estranheza. Nós, do NTInf, estamos à disposição para esclarecimentos que não foram sanados nos treinamentos sobre o SIGAA, bem como para atender às demandas de possíveis irregularidades no sistema e nas informações migradas do CONTAC. Basta o usuário abrir um chamado na página do NTInf, que lhes atenderemos prontamente.”

Para a Penha, diretora da DICON, “A equipe da DICON trabalhou duro no último ano na revisão das resoluções, todas previamente discutidas na Congregação antes da análise pelo CONEP, preparando assim a substituição do CONTAC pelo SIGAA”. Nesse processo de implantação do novo Sistema ela afirma ainda que “É um momento de medo e apreensão, mas também um momento de desafio e aprendizagem”. Bruno Campos, Técnico em Assuntos Educacionais da DICON, ressalta que “o nível de confiabilidade e segurança da informação que o SIGAA representa é um salto tecnológico sem precedentes na UFSJ”.

As informações sobre a implantação podem ser encontradas clicando aqui. Solicitamos, ainda, a compreensão de toda comunidade durante esse processo.

Rodrigo Carvalho, Diretor do NTInf e Elisa Tuler, Pró-Reitora de Ensino de Graduação, agradecem e parabenizam imensamente a dedicação da equipe.