Implantação SIGAA

Atenção Comunidade Acadêmica! O Módulo Graduação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades (SIGAA) já está disponível para acesso, com algumas limitações ainda em função dos procedimentos da implantação. Dessa forma, a PROEN e o NTINF informam:

Clique aqui para encaminhar suas dúvidas a respeito do conteúdo abaixo.

Clique aqui para abrir uma Ordem de Serviço a respeito de inconsistência no Módulo de Graduação do SIGAA/UFSJ.

Informações do SIGAA para:

Perguntas Frequentes

No novo PPC os códigos serão atribuídos conforme as unidades curriculares forem cadastradas no SIGAA. Portanto, basta construir cada nova ementa sem atribuir código à ela.
Assim que a migração das atividades for realizada, informaremos o caminho.
As atividades (Estágio, Atividades Complementares e Trabalhos de Conclusão de Curso) ainda não migraram. Avisaremos assim que ocorrer a migração, que ocorrerá nas próximas semanas.
Clique aqui para acessar um manual da Turma Virtual.
Para notas, no caso específico da UFSJ, trabalharemos com 1 unidade de avaliação só, que pode ser desdobrada em avaliações distintas. Clique aqui para mais detalhes.
Cada data de aulas em sequência aparecerá com os alunos por padrão "PRESENTE", o docente pode atribuir ao aluno, naquele dia, de 1 a 4 faltas.
O comportamento atual do sistema não permite cadastrar turmas sem horários, uma vez que os tipos de componentes DISCIPLINA, MÓDULO e BLOCO possuem o parâmetro EXIGE HORÁRIO definido como SIM. As turmas sem horário estão assim porque no legado de fato não possuíam horário. Mesmo em caso de alteração para permitir selecionar NÃO no parâmetro EXIGE HORÁRIO, ainda não seria possível lançar frequência, pois impactaria a contabilização da quantidade de aulas de uma turma considerando horário, período letivo, carga horária e outras validações que o sistema realiza nas funcionalidades de lançamento de frequência e de consolidação de turma. Alterar a turma virtual para permitir lançar frequência em uma turma sem horários se caracteriza como manutenção evolutiva do sistema. A alternativa mais simples seria apenas o docente informar a quantidade de faltas do aluno na tela de consolidação.
Os secretários de Departamentos ainda não foram vinculados com o vínculo de SECRETÁRIO ao SIGAA. Esse procedimento será realizado em um segundo momento.
Para acrescentar novas datas, deve-se cancelar uma aula e buscar no menu da turma o cadastro de uma aula de reposição.
O SIGAA só trabalha com notas de 0. a 10.0, não sendo possível trabalhar no SIGAA na base 100.