Dúvidas sobre o SISU?

Veja as principais dúvidas sobre o SISU 2024. Em 2024, pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terá apenas uma edição em janeiro. Os candidatos usarão as notas do ENEM 2023 para concorrer, em universidades públicas, a cursos cujas aulas começarão tanto no primeiro quanto no segundo semestre.

Posso escolher em qual semestre vou entrar na universidade?

Não. Caberá à universidade, por meio da ordem da lista de classificação de candidatos, selecionar quem estudará em cada semestre.

Quem está apto a participar?

Alunos que tenham feito o Enem 2023 e tirado nota acima de zero na redação. Treineiros não serão aceitos.

Quantas opções de vaga posso escolher?

Na inscrição,você deverá selecionar até duas opções de vaga, que podem ser alteradas quantas vezes ele quiser. Uma dica é monitorar as notas de corte parciais divulgadas pelo Inep a cada madrugada. Elas dão uma boa noção das chances de classificação em cada curso.

E as cotas, o que mudou?

Todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas de ampla concorrência. • Caso você não alcance as notas nesta modalidade e faça parte de algum dos grupos de cotas (os critérios são de raça e de renda), aí, sim, entrará na disputa pelo benefício. Com isso, se uma pessoa autodeclarada preta, por exemplo, tirar uma nota mais alta que a exigida na ampla concorrência, será aprovada na “lista geral” e não tirará a vaga de um cotista com desempenho mais baixo.